Ministério da Defesa do Irã apresentou o novo caça supersônico de treinamento avançado, Saeqeh 2 (Thunderbolt 2).
O caça biplace Saeqeh 2 foi projetado e fabricado por especialistas e engenheiros da Aerospace Industries Organização do Ministério da Defesa e em cooperação com a Força Aérea da República Islâmica do Iran (IRIAF), informou o ministro da Defesa Adjunto brigadeiro-general Amir Hatami nesta segunda-feira.
O avião de combate vai fazer cover de curto alcance e missões táticas de backup, bem como missões de treinamento avançado de pilotos, acrescentou.
O comandante observou que o novo jato é a segunda geração do modelo Saeqeh que foi fabricado com capacidades de combate avançados. A aeronave foi equipada com sistemas Electro Avionics e armas avançadas para melhorar a formação de pilotos. Hatami acrescentou que o avião é capaz de se engajar em intensas missões aéreas.
A cerimônia de apresentação ocorreu no 8º dia das comemorações de dez dias do 36º aniversário da vitória da Revolução Islâmica em 1979.
O Saeqeh foi apresentado como protótipo em 2004 e mais tarde tornou-se operacional em 2006. O jato é o segundo caça desenvolvido pelo Irã com muitos chamando-o F-18 iraniano.
O caça tem a capacidade de rastrear aeronaves inimigas, entrar em combate, segmentar locais no terreno, e transportar uma carga de armas com munições variadas.
Nos últimos anos, o Irã tem feito grandes conquistas no setor de defesa e ganhou a auto-suficiência em sistemas essenciais de hardware e de defesa militar. O país anunciou repetidamente que sua defesa não representa qualquer ameaça para outros países e que a doutrina de defesa do Irã é totalmente baseada na dissuasão.
Assista abaixo, o vídeo feito pelo Ministério da Defesa Iraniano.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: PressTv
NOTA DO EDITOR: Apesar de todo o alarde sobre este caça, ele nada mais é, do que uma cópia do F-5F com 2 lemes. Especula-se que houve melhora de desempenho em curvas acentuadas, mas, o que mais intriga, é que não se sabe como o Irã consegue manter os motores General Electric J85-GE-21B em operação, pois como havia sido ventilado, a ideia iraniana de usar motores Klimov RD-33 não foi possível devido as dimensões do mesmo.