Ontem, em Muggiano (La Spezia), no noroeste da Itália, começou a construção da primeiro fragata multipropósito de mísseis guiados do projeto Pattugliatore Polivalente d’Altura (PPA). No evento simbólico do corte das folhas de metal estiveram presentes representantes do fabricante, a Fincantieri, bem como representantes do Ministério da Defesa italiano e o seu futuro utilizador, a Marina Militare (Marinha Italiana).
Nos próximos anos, a frota italiana vai ganhar 7 fragatas de mísseis guiados do projeto PPA, com o primeiro navio entregue à Marina Militare em 2021. As unidades restantes serão entregues entre 2022-2026. O navio será armado por, entre outros equipamentos, canhão 127mm, lançadores verticais para mísseis antiaéreos e 8 lançadores de mísseis guiados antinavio.
Como parte do programa, iniciado na primavera de 2015, a Marina Militare também vai adquirir um navio multipropósito de desembarque/porta-helicópteros e um navio logístico de reabastecimento. Ambas as unidades serão construídas pela Fincantieri com o apoio de subcontratantes locais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair