O governo de Londres pretende modernizar o sistema de defesa aérea das Ilhas Malvinas, reforçando sua defesa aérea.
Um dos elementos será o FLAADS(L) – Future Local Area Air Defense System (Land), usando radares Saab Girafe já fornecidos aos britânicos com o sistema LEAPP.
Recentes planos por parte da Argentina para adquirir aeronave multi-função moderna, fez os planejadores britânicos começaram a considerar a modernização do sistema de defesa aérea das Ilhas Malvinas. Enquanto a guerra na ilha tenha terminado a mais de três décadas, seus ecos ainda estão vivos, tanto na Argentina quanto no Reino Unido (veto britânico ao Gripen?). A decisão dos britânicos provavelmente foi influenciada pelo informe do final do ano passado, sobre uma possível troca de 12 aviões de ataque russos Su-24 por carne e trigo argentinos.
Por isso, o Ministério da Defesa britânico pretende instalar nas Falklands um novo sistema de gerenciamento de combate, incluindo dispositivos de comando, controle, comunicações e novos mísseis e radares. Hoje, as forças britânicas nas ilhas contam com aproximadamente 1.200 soldados, 4 caças Typhoon Eurofighters nas Ilhas Falkland desde 2009, baterias antiaéreas equipadas com mísseis Rapier e barcos de patrulha. No último ano fiscal, Londres gastou 63 milhões de libras para a sua manutenção.
Londres estaria também, estudando a possibilidade de instalar os elementos do FLAADS (L), sucessor do Rapier, nas Falklands. Um convite para negociar com potenciais fornecedores deve ser publicado ainda neste verão. A celebração do contrato deverá ser realizada um ano depois.
Entre dispostos a assinar um contrato com a Grã-Bretanha, estão a Lockheed Martin, mencionada no final do ano passado, desde que o exército britânico implementou o LEAPP – Land Environment Air Picture Provision, capaz de observar o espaço aéreo em uma faixa de 5-100 km. Outros fabricantes são a Saab, com o radar Giraffe e a MBDA, que desenvolve mísseis Common Anti-Air Modular Missile (CAMM)/Sea Ceptor, escolhido pelo Brasil ano passado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Altair