Ministério da Defesa decidiu pelo Sukhoi Su-35 para substituir o F-5 Tiger.
TEMPO.CO, Jacarta – O Ministério da Defesa decidiu substituir 16 unidades de caças F-5 Tiger da Força Aérea que serão desativados, por caças Sukhoi SU-35 da Rússia.
“Nós (Comandante das Forças Armadas Comandante e Chefe da Força Aérea) concordamos em comprar um esquadrão de Sukhoi SU-35 da Rússia para substituir os caças F-5 Tiger”, disse o ministro Ryamizard Ryacudu depois de uma inspeção surpresa em três unidades, ou seja, Kopassus, Yonkav 1/1 Kostrad e Batalhão de Infantaria 201 Yudha Jaya, em Jacarta, na quarta feira, 2 de setembro.
O Ministério da Defesa considerou o Su-35 como um substituto para o F-5 Tiger, porque os pilotos da Força Aérea estão acostumados a voar Sukhoi. “Agora temos caças americanos (F-16), chinês e russo. We do not take blocks (sides)“, ele disse.
Os caças serão comprados em etapas, de acordo com a capacidade financeira do Estado. “Nós queríamos comprar um esquadrão, mas vamos ajustando conforme a capacidade [financeira] do governo”, disse Ryamizard.
O ex-chefe do Exército, disse que em setembro de 2015, haverá a assinatura de compra do Sukhoi com a parte russa.
No mesmo local, o Diretor Geral do Planeamento de Defesa Aérea, vice-marechal M. Syaugi disse que a compra de novos Su-35, será com transferência de tecnologia (ToT).
“Isto está de acordo com as regras vigentes que, se queremos comprar equipamentos de defesa deve haver ToT. Tudo será adaptado ao nosso orçamento/capacidade”, disse Syaugi.
Ele disse: “Os caças virão equipados com armas.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
COLABOROU: BOLOVO via Fórum Defesa Brasileira
FONTE: TEMPO.CO