O Escritório Indiano de Aquisições Militares autorizou a compra de 5 baterias de sistemas antiaéreos russos S-400.
De acordo com várias fontes do Ministério da Defesa indiano, o contrato foi avaliado em 300 a 400 bilhões de rupias, o equivalente a 4,5 a 6 bilhões de dólares. O valor final está no entanto, ainda sujeito a negociação. Segundo o jornal Hindustan Times o valor final pode ser de aproximadamente 390 bilhões de rúpias (US$5,8 bilhões).
O anúncio oficial e a assinatura do contrato serão anunciados durante a visita a Moscou do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Ela está programada para ocorrer entre os dias 23 e 24 de dezembro. O maior problema entretanto, pode ser a data da entrega. A Rússia não autoriza a exportação do sistema S-400 até que se satisfaça completamente os pedidos das suas próprias forças armadas. A Índia não é o primeiro comprador desses sistemas. O contrato para o fornecimento do S-400 para a China já tinha sido assinado, em setembro 2014.
No início de outubro, a mídia russa informou sobre as negociações entre a Rússia e a Índia sobre o fornecimento de 10 a 12 sistemas de S-400. Não está claro se a informação atual está relacionada ao contrato final, ou é a primeira etapa. É sabido de forma não-oficial que a Índia acabará por comprar aproximadamente 6.000 mísseis de diferentes variedades e amplitudes de alcances (cada conjunto pode disparar 72 mísseis de uma só vez em 36 alvos). Seu alcance é de até 480 km.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair