Por Arie Egozi – Tel Aviv
A Força Aérea Brasileira e a Israel Aerospace Industries (IAI) renovaram as negociações do contrato sobre aquisição de três Boeing 767-300ER, que serão convertidos em reabastecedores no Brasil.
As tentativas para finalizar os termos do acordo – que foi aprovado em meados de 2014 – foram adiadas em razão das eleições gerais realizadas no Brasil em outubro passado.
Um contrato inicial com IAI foi assinado no ano passado, mas os detalhes exatos do plano de conversão não foram concluídas. Uma das aeronaves será modificada pela divisão Bedek da empresa em Israel, enquanto os outros dois devem ser modificados no Brasil pela subsidiária da TAP – TAP Manutenção e Engenharia Brasil.
Uma vez em funcionamento, os 767 convertidos vão restabelecer a capacidade de reabastecimento em voo com um reabastecedor à jato na Força Aérea Brasileira, que está parado desde a aposentadoria dos seus quatro KC-137. As aeronaves que irão substitui-los serão equipadas com pods de reabastecimento.
A IAI – que forneceu um único 767 reabastecedor para a Colômbia – está se oferecendo para converter outros 767 ex-aviação comercial, numa configuração flexível compreendendo pods de reabastecimento, um boom de reabastecimento aéreo, ou ambos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Flightglobal.com