Com 105 metros, 2.365 toneladas, as fragatas PKR são projetadas para realizar uma ampla gama de missões em torno das águas da Indonésia. Sua missões principais são: anti-aérea, anti-superfície e guerra anti-submarina. No entanto, elas também estão equipados para a segurança marítima, tarefas de apoio humanitárias de busca e salvamento.
Os dois navios foram construídos através de um processo modular colaborativo operando simultaneamente em Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSN) na Holanda e no estaleiro PT PAL na Indonésia. Cada fragata é constituída por seis módulos, e para o primeiro navio, quatro deles foram construídos no PT PAL.
Os outros dois foram construídos e testados pelo Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSN) na Holanda antes de ser enviado para a montagem final no PT PAL. O sucesso do programa repousava sobre os dois estaleiros que trabalham em conjunto com o cliente final, operando praticamente como uma única unidade. O relacionamento forte também permitiu que o programa de transferência de tecnologia maciça, prosseguisse sem problemas, tanto na Indonésia quanto na Holanda. A primeira fragata Sigma 10514 KRI RADEN EDDY Martadinata está dentro do cronograma para entrega no final de janeiro 2017 após a conclusão de três meses de treinamento da tripulação.
As fragatas são capazes de operar com um helicóptero de peso máximo de 10 toneladas no convoo sendo capaz de operar dia e noite, além disso, possui também um sistema de reabastecimento RAS no convoo a ré da fragata. Ela também conta com 2 RHIB, e uma tripulação de 120 pessoas.
O sistema de armas do navio consiste de: 1 Radar 3D de Vigilância, IFF, Radar electro-óptico, Sonar montado no casco, sistema de gestão de combate, canhão de 76 mm, 1 x ciws, 2 x lançadores de SSM, 12 celula VL SHORADS, 2 x lançadores triplos de torpedo, ESM e ECM, 2 x lançadores de Chaff/Flare integrado e sistema de comunicação externa, 2 Radares de navegação, ECDIS, equipamentos GMDSS-A3, um giroscópio de referência e instalado na casa do leme, um console integrado ao passadiço.
FONTE: DAMEN