Caracas – O presidente Hugo Chávez anunciou que vai chegar ao país, um novo lote de armas russas para equipar as Forças Armadas Nacionais da Venezuela.”Precisamos fortalecer ainda mais a capacidade defensiva do país, ou seja, o poder militar. Temos certeza de que possuímos o apoio da Rússia e da China em todos os aspectos”, disse Chávez no rádio e na televisão. “Sem o apoio da Rússia não teriamos o poder militar que temos hoje”, disse ele.
Chávez justificou a compra de produtos militares russos, acusando os Estados Unidos de estar pressionado outros países fornecedores, para não fornecer armas a Venezuela, “Eles proibiram a empresa brasileira EMBRAER de vender aviões Tucano. Foi quando começamos a acordar com a Rússia. esta parceria estratégica e ela vai se aprofundar ainda mais “, disse ele. O presidente venezuelano não especificou o tipo de arma a ser recebido da Rússia.
Aguardando mais helicópteros russos
Além disso, o Centro de Análise do Comércio Global de Armas (CACMA), com sede em Moscou, diz em um relatório sobre as exportações russas de helicópteros militares,que há um “contrato atual” para fornecer esses novos dispositivos para aVenezuela. No entanto, o modelo não está especificado ou qual quantidade.