HTMS ‘Chakri Naruebet’ no exercício “Guardian Sea”

Chakri_Naruebet_2001

Por Julio Maíz Sanz

Navios da Marinha Tailandesa e dos Estados Unidos estão realizando un exercício conjunto antisubmarino, denominado Guardian Sea, com destaque para a participação do porta aviões HTMS Chakri Naruebet,(911) construido pela NAVANTIA.

O exercício naval Guardian Sea acontece no Mar de Andamán (parte do Oceano Índico), e tem como foco a guerra Anti-Submarina (ASW), buscando se aperfeiçoar antes da proliferação de submarinos no sudeste asiático.

O exercício, que se ocorreu entre os dias 23 e 27 de maio, incluiu a participação de importantes meios navais tanto da US Navy, como da Royal Thai Navy (RTN). Participaram um submarino de ataque de propulsão nuclear classe Los Angeles, o destroyer USS Stethem, e um avião de patrulha marítima Boeing P8A Poseidon.

A RTN participou com o Chakri Naruebet, e com as fragatas classe Naresuan, de fabricação chinesa, Naresuan e Taksin. No porta aviões foram empregados helicópteros Sikorsky S70B7 Seahawk do 302° esquadrão de aviação naval da Tailândia.

O Chakri Naruebet é um porta aviões de escolta, baseado no Príncipe de Astúrias (R11) da Armada espanhola, redesenhado e construído pela NAVANTIA a pedido do Governo Tailandês.

Encomendado em 1992, foi construído entre 1994 e 1996, e entregue em 1997, sendo o único porta aviões encomendado novo por um país a um estaleiro estrangeiro. O custo de sua construção passou dos 300 milhões de dólares. O navio foi equipado com 9 aeronaves Boeing AV-8 Harrier da primeira série, com autorização dos Estados Unidos.

A participação do porta aviões é uma notícia importante, haja visto que ele é pouco utilizado devido aos cortes orçamentários, servindo especialmente como navio de apoio em caso de catástrofes (como em 2004 quando um tsunami assolou a região e em 2010 e 2011 ante a uma série de inundações na Tailândia), e teoricamente, como transporte da família real tailandesa.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Defensa.com

Sair da versão mobile