HMS ‘Ocean’: MoD inglês confirma venda do capitânea da Royal Navy ao Brasil

Por Hannah Boland

O Ministério da Defesa inglês vendeu o atual navio capitânea da Royal Navy (RN), HMS Ocean, para o Brasil por cerca de £ 84 milhões, com o objetivo de sanear um grande buraco no financiamento de suas contas.

O HMS Ocean já deveria estar desativado no final deste ano e ser substituído pelo HMS Queen Elizabeth na condição de capitânea da RN.



A embarcação de 22.000 toneladas, que entrou em serviço em 1998, forneceu apoio aos furacões no Caribe no ano passado e desempenhou um papel chave de segurança nas Olimpíadas de Londres 2012.

A Marinha do Brasil pagará as atualizações/modificações no navio, a serem realizadas pelas empresas britânicas Babcock e BAE Systems, devendo comissionar o navio em em junho deste ano.

Sua venda, que foi anunciada no início deste ano, segundo um relatório do National Audit Office no final do mês passado das contas do MoD.

No relatório, o órgão de vigilância dos gastos nacionais alertou para um buraco de financiamento de £ 5 bilhões para o plano de 10 anos do MoD, que, segundo ele, poderia balançar alcançar £ 21 bilhões, se os aumentos de preços ocorrerem e economias de custos “ambiciosas” não forem alcançadas.

O Ministério da Defesa planeja gastar £ 179,7 bilhões na próxima década em equipamentos, inclusive em cinco fragatas do Tipo 31 e e em seu programa Trident de submarinos.

Anunciando a venda hoje, Clive Walker, da Defense Equipment Sales Authority, que tratou a transação, disse que “forneceria um retorno financeiro ao Reino Unido que agora será reinvestido em defesa”.

No entanto, poderia induzir questões sobre o motivo pelo qual o MoD concordou com uma reforma de £ 65 milhões da embarcação há apenas quatro anos, já que agora ela está sendo descomissionada e vendida.

A reforma envolveu uma atualização de todos os sistemas de comunicações e armas, e levou um total de quinze meses.

O governo disse que tomou a decisão de pagar a reforma naquele momento devido aos requisitos de segurança, apesar de saber que a data de descomissionamento do navio seria 2018.

Ele disse que nesse ano o HMS Ocean teria “atingido o fim de sua vida”.

NOTA DO EDITOR: Certamente como HMS Ocean, o navio chegou ao fim de sua vida, porém, com a Marinha do Brasil, ele irá “viver e operar” por muitos anos ainda, auxiliando a Esquadra no cumprimento de suas atividades fim.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: The Telegraph



Sair da versão mobile