A detenção de um petroleiro iraniano em Gibraltar colocou Londres no meio do conflito político entre os Estados Unidos e o Irã.
O Reino Unido diz que não quer aumentar a tensão com o governo iraniano mas reconhece que mantém conversações com Washington sobre o reforço da presença militar no Golfo Pérsico.
O destróier Type 45 HMS Duncan (D 37) está a caminho de uma das zonas que neste momento mais preocupam a comunidade internacional. “As sanções da União Europeia destinam-se a impedir a Europa de comprar o petróleo da Síria, não se trata de outro país vender petróleo à Síria. Portanto, esta é uma desculpa muito infantil e ridícula dos britânicos. Eles deveriam anunciar oficialmente: “somos servos da América e agimos em nome da América. A América retribuiu bem este favor ao insultar o embaixador e a primeira-ministra britânicos”.
A Marinha britânica revelou que impediu nesta quinta-feira três navios iranianos de travarem a passagem de um petroleiro britânico no Estreito de Ormuz. O episódio foi visto como uma retaliação pela detenção do petroleiro iraniano em Gibraltar.
FONTE: Euronews
FOTOS: RN