Por Carlos Lima
Todo ano, na primeira semana de Setembro, é realizada a festa de encerramento dos eventos de verão com a presença de diversas aeronaves do seu próprio acervo, assim como vários WarBirds de coleções particulares.
Esse ano o show com a presença de mais de 30 aeronaves, assim como veículos privados da II Guerra Mundial e outros ‘convidados’ especiais por conta da sua localização ao fim da cabeceira da pista da fábrica da Boeing em Everett.
Logo na entrada do show a primeira exposição contava com uma coleção de uniformes militares femininos desde a II Guerram Mundial até o Vietnã assim como revistas, roupas feitas a partir de uniformes, utensílios domésticos, bicicletas e outras curiosidades.
Foi interessante notar o quanto o uniforme utilizado na Inglaterra era impermeável por conta das intensas chuvas, já o uniforme branco em uso no pacifico era para ser bem leve e de secagem rápida para climas quentes.
Naquele tempo tudo era aproveitado e as principais revistas e magazines contavam com suplementos especiais dedicados a ‘dona de casa’ mostrando as adaptações necessárias para se viver em tempos de Guerra e ainda assim tentar diminuir o máximo possível a perda da qualidade de vida em tempos tão difíceis.
Atividades como a ‘horta’ coletiva e o ensino de reciclagem de materiais era bastante difundido e estimulado naquela época.
Continua……