Por Caitlin Doornbos
YOKOSUKA NAVAL BASE, Japão – Doze pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira quando um helicóptero da Marinha MH-60 Seahawk caiu no convés de vôo do USS Ronald Reagan no Mar das Filipinas, de acordo com o tenente-comandante da Força-Tarefa 70, o tenente Comandante Matt Knight.
A causa do acidente, que aconteceu durante um pouso de emergência logo após a decolagem, por volta das 9h da manhã de sexta-feira, está sob investigação, disse um comunicado da Marinha.
“Todos os feridos estão em condição estável sob avaliação da equipe médica do navio”, disse Knight, acrescentando que haviam quatro tripulantes a bordo do helicóptero quando o acidente aconteceu.
A gravidade dos ferimentos “variou de pequenas abrasões e lacerações a fraturas”, de acordo com um comunicado da Marinha divulgado na noite de sexta-feira.
“Os feridos mais grave foram evacuados do navio para um hospital nas Filipinas, enquanto os outros feridos estão sendo avaliados pela equipe médica do Ronald Reagan“, disse o comunicado.
O único porta-aviões avançado do país estava realizando “operações de rotina” no Mar das Filipinas com seu grupo de ataque quando o incidente ocorreu, segundo o comunicado.
Na semana passada, ele visitou a ilha de Jeju, na Coréia do Sul, para participar dos eventos da International Fleet Review, de acordo com a página oficial do navio no Facebook.
Em novembro, um avião de carga C-2A Greyhound transportando 11 pessoas caiu no Mar das Filipinas enquanto voava para o Ronald Reagan da estação de fuzileiros navais Iwakuni. Oito passageiros sobreviveram, mas três marinheiros – o tenente Steven Combs, o marinheiro Matthew Chialastri e o aprendiz de marinheiro Bryan Grosso – morreram no acidente.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN