A Hungria e a Eslovênia firmaram um acordo de cooperação militar, segundo a qual, os Gripens da Força Aérea Húngara, irão proteger o espaço aéreo esloveno, relatou o site Magyarhirlap.hu.
A Eslovénia aderiu à OTAN em 2004 como a Estónia, Lituânia e Letónia. A Eslovénia também não tem capacidade de patrulhamento do espaço aéreo e de acordo com os padrões da OTAN, e não tem planos de desenvolver tais capacidades. A Força Aérea Italiana forneceu cobertura aérea para a Eslovénia até agora.
A Força Aérea húngara tem 12 Gripen C e dois Gripen D. Em uma conferência da NATO, em novembro de 2011, a Hungria mostrou interesse em, junto com a Itália, proteger o espaço aéreo esloveno.
Em janeiro deste ano, um acordo sobre o envolvimento dos Gripens húngaros na defesa aérea eslovena foi finalizado entre o ministro da Defesa Csaba Hende e o seu homólogo esloveno Ales Hojs Lendava na Eslovénia. Este acordo foi ratificado em 04 de outubro de 2014, e a Hungria e a Itália agora irão fornecer em conjunto o patrulhamento do espaço aéreo esloveno.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Gripenblog