A Suécia contribuirá com um esquadrão de caças Gripen e um navio caça-minas à NATO Response Force (NRF), decidiu o governo nesta quinta-feira.
O esquadrão de caças, o navio caça-minas e aproximamente 120 homens, vão se unir a OTAN em 2014. Em 2015, a Suécia vai adicionar mais oito caças Gripen e uma unidade anfíbia.
No mês passado, a OTAN concordou com a participação da Suécia no exercício “Steadfast Jazz”, permitindo com que soldados suecos treinassem com o NRF, uma força multinacional composta de aproximadamente 25.000 homens, que pode agir como uma força autônoma disponível para ação rápida. A contribuição sueca poderá participar de qualquer missão da OTAN mas, é a Suécia que decidirá em quais missões suas forças vão atuar.
A contribuição inicial de oito Gripen e o caça-minas, farão parte da força de reserva da NRF. “Isto quer dizer que estarão disponíveis para atuar como parte da força de reserva de NRF durante este período. Mesmo permanecendo na Suécia, eles estarão prontos”, disse o Ministro de Defesa da Suécia, Karin Enström, que completou: “Estas unidades foram certificadas pela OTAN como sendo suficientemente bem treinadas para participar da NRF”.
Esta semana, a Suécia também participou de um exercício importante de cyber defesa da OTAN, que testou a capaciadade da OTAN em se defender de um cyber ataque. Além dos 28 países membros, também participaram os não membros, Suécia, Suíça, Finlândia, Irlanda, e Áustria.