O governo belga (Conselho de Ministros, sob proposta do Ministro da Defesa Vandeput) concordou hoje em lançar um processo de contratação pública e apoio inicial para a substituição da frota de navios de contra medidas de minas (MCMV) da Marinha belga (Marinecomponent / Composante) e da Royal Netherlands Navy (Koninklijke Marine).
No que diz respeito à marinha belga, seis MCMV com equipamentos relacionados (MCM Toolboxes, USVs, UUVs …), equipamentos de suporte e suporte inicial serão adquiridos para substituir os seis MCMV de classe Tripartite existentes. Seis navios similares de nova geração, também serão adquiridos para a Royal Netherlands Navy – Marinha holandesa, (para substituir seis MCMV de classe Tripartite restantes). De acordo com um comunicado de imprensa do governo belga, outros parceiros europeus podem participar deste projeto como resultado desse contrato público. Os navios e as ” Toolbox – caixas de ferramentas MCM” deverão ser entregues entre 2021 e 2030.
Este anúncio está em consonância com o documento oficial do Ministro Vandeput sobre defesa emitido em junho de 2016 (chamado Strategic Vision 2030). Seu objetivo é lidar com os desafios atuais e futuros. A cooperação com os Países Baixos é uma parte importante do livro branco de defesa.
Em dezembro de 2016, os Ministros da Defesa da Bélgica e dos Países Baixos assinaram um memorando de entendimento para uma compra comum de navios. Em seguida, concordou que, para a substituição das chamadas fragatas de classe M, os Países Baixos assumiriam a liderança, enquanto a Bélgica lideraria o MCMV programa.
A Marinha belga realizou um evento no ano passado chamado Unmanned Maritime Systems 2017 para avaliar uma série de sistemas não modificados para guerra de minas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: NavyRecognition