O jornal turco-alemão, Deutsch Tuerkische Zeitung informou que durante a última reunião do Conselho de Segurança Nacional da Turquia (com a presença do presidente turco), foi tomada a decisão de construir o futuro LHD (designação turco: LPD Project), como um porta-aviões, capaz de operar o F-35B Joint Strike Fighter da Lockheed Martin. O navio deverá ser entregue à Marinha turca em 2019.
A Subsecretaria da Indústria de Defesa (SSM) da Turquia, anunciou em dezembro de 2013 que selecionou estaleiro Sedef como vencedor da sua proposta para a construção do LPD, e que as negociações do contrato final com este estaleiro começaram. O estaleiro Sedef na Turquia, oferece um design baseado no LHD Juan Carlos com a colaboração da Navantia da Espanha.
Projeto LPD – Landing Platform Doca
De acordo com o SSM, o principal objetivo é a aquisição de um LPD, a fim de atender aos requisitos operacionais da Força Naval turca. O escopo do contrato é:
– 1 LPD;
– Quatro Landing Craft Mechanics (LCM)
– Vinte e sete veículos de assalto anfíbios (AAV);
– Dois Landing Craft Personnel Vehicles (LCVP);
– Um Boat Command e
– Um (Rubber Hull Inflated Boat).
Um dos requisitos era que o contratante principal fosse um estaleiro turco privado, e que fosse também, responsável pela concepção, construção, integração e testes e desempenho final.
As outras propostas que foram rejeitadas foram:
RMK Marine Shipyard oferecendo o seu próprio design e o estaleiro Desan, oferecendo um design baseado em classe Dokdo da Coréia do Sul. Na fase inicial da licitação, uma empresa chinesa apresentou a sua proposta de criação, mas depois recuou.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval