A remoção dos sistemas radioeletrônicos russos dos porta-helicópteros da classe Mistral comissionados mas não recebidos por Moscou foi concluída nesta segunda-feira, conforme declarou um porta-voz da construtora naval francesa DCNS.
Segundo esse funcionário, as embarcações serão transferidas para o Egito assim que os novos equipamentos forem instalados e que os militares egípcios terminarem o seu treinamento a bordo dos navios, em meados do ano que vem.
“O equipamento fornecido pela Federação Russa foi removido. Nas próximas semanas, em dezembro, ele será entregue à Rússia, em São Petersburgo”.
Moscou e Paris romperam oficialmente o acordo de 1,3 bilhão de dólares para a compra dos navios Mistral em agosto deste ano, meses depois de a França suspender a entrega dos porta-helicópteros alegando insatisfação com o suposto envolvimento russo na crise ucraniana. Pela quebra de contrato, Paris foi obrigada a pagar uma indenização no valor de 1 bilhão de dólares.
Em outubro, o Egito assinou um contrato com a França para a aquisição das duas embarcações, manifestando, logo em seguida, o interesse de comprar helicópteros e outros equipamentos russos para os seus navios Mistral.
FONTE: Sputniknews