Por Erich Saumeth
O governo colombiano recebeu uma oferta da França para adquirir caças Dassault Aviation Mirage 2000-5F procedentes do inventário da Armeé de L´air.
A oferta, revelada por fontes do setor, contempla um total de 18 caças por aproximadamente USD 500 milhões. Deste valor, 350 milhões correspondem as aeronaves, e o restante para o pacote logístico.
Estes caças se encontram em perfeitas condições operativas, segundo a fonte, e seriam entregues com os sistemas de guerra electrónica (EW) solicitados pela Colômbia.
Esta oferta surge um mês após os testes que pilotos da Força Aérea Colombiana (FAC) realizaram na França, nos Mirage 2000-5.
Melhores resultados que com os F16 C/D
Durante os testes os pilotos colombianos voaram a velocidades superiores à Mach 2 e realizaram exercícios de identificação e designação de alvos, graças ao radar de abertura sintética destas aeronaves, que permitiu engajar cerca de três vezes mais alvos do que os engajados nos testes similares realizados pelos mesmos pilotos colombianos com os Lockheed Martin F16 C/D.
FONTE: Infodefensa