PARIS (Reuters) – A França disse neste domingo que lançou seu primeiro ataque aéreo contra o Estado Islâmico na Síria em um ato de “legítima defesa” para impedir que o grupo realizasse ataques dentro da França.
O primeiro-ministro Manuel Valls disse à emissora BFM-TV que os ataques tinham como alvo os centros de treinamento do Estado Islâmico onde militantes estavam sendo preparados para realizar ataques na França.
“Estamos atingindo o Daesh porque essa organização terrorista prepara ataques contra a França a partir da Síria. Estamos agindo em legítima defesa”, disse Valls, utilizando o nome árabe do Estado Islâmico.
O anúncio foi feito algumas horas antes de o presidente François Hollande participar de uma reunião de líderes mundiais no início da assembleia geral das Nações Unidas em Nova York.
“Nosso país confirma seu comprometimento resoluto em lutar contra a ameaça terrorista representada pelo Daesh (Estado Islâmico). Vamos atacar toda vez que nossa segurança nacional estiver em risco”, disse a presidência francesa em comunicado.
Militantes islâmicos realizaram diversos ataques na França este ano, incluindo um contra a redação do semanal satírico Charlie Hebdo no qual 12 pessoas morreram.
Uma fonte da presidência disse que os ataques foram promovidos no início da manhã deste domingo.