A Direção Geral de Armamento (DGA) francesa, recebeu a terceira de quatro embarcações de desembarque anfíbio rápido, Engin de Débarquement AmphibieRapide (EDA-Rs) n ° 3 em Toulon, França.
Os Bâtiments De Projeção et de mandamento (BPC), navios de guerra anfíbios da classe Mistral da marinha francesa irão operar o EDA-R.
Com 30m de comprimento e 12m de largura, o catamarã possui capacidade de levar embarcações de desembarque podendo transportar uma carga de 80t e irá fornecer cinco vezes a capacidade de desembarque de embarcações da Marinha Francesa atualmente.O EDA-R, quando totalmente carregado, pode navegar a uma velocidade de 18knots e será utilizado para o desembarque de veículos militares e tropas dos navios posicionados além do horizonte (55 km) e para missões humanitárias.
O EDA-R é um catamarã rápido no modo de trânsito e apresenta plataforma de elevação central que permite que ele se transforme em um navio de fundo chato para a praia ou entrar em um navio anfíbio e é baseado em um Catamaran Landing (L-CAT)conceito. Dois EDA-Rs podem ser acomodados em cada nova classe Mistral em seu deck .A DGA aceitou o primeiro EDA-R (L9091), em novembro de 2011, enquanto o segundo EDA (EDA-R 2), em janeiro de 2012, que está atualmente em serviço com o BPC Dixmude para a Marinha. O quarto EDA-R está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2012.
Os BPC com 199m de comprimento do têm uma capacidade de deslocamento de 21.500 t, podem navegar a uma velocidade de 19 nós e pode acomodar 450 soldados e16 helicópteros pesados, incluindo as opções para uma ou mais embarcações de desembarque e veículos blindados.
Os navios da classe Mistral irão substituir o Foudre, navio de transporte que será utilizado como navio de treinamento para a missão da Marinha francesa Jeanne d’Arc em 2012.
O Mistral e o Tonnerre substituiram o L9021 e L9022 Ouragan e Orage, que foram construídos no Brest Naval Dockyard e entraram em serviço em 1965 e 1968, respectivamente.
O EDA-R é baseado em um conceito único, conhecido como CatamaranLanding (L-CAT). Foto: CNIM.