A Fragata União (F45) regressará ao Rio de Janeiro após 8 meses e 18 dias de viagem. Sob a égide da ONU, coube ao navio integrar a FTM-UNIFIL IV (Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano), sendo o navio capitânia da missão, a qual conta com a presença de outros oito navios de guerra de diferentes nacionalidades (três da Alemanha, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia).
Esta foi a segunda participação da Fragata União na Operação, pois o navio havia sido o primeiro da Marinha do Brasil a ser incorporado a uma Missão de Paz da ONU, no ano de 2011.
A tripulação da Fragata União é composta de 239 militares, incluindo os Destacamentos Aéreo Embarcado, de Fuzileiros Navais e o Grupo de Mergulhadores de Combate (GruMeC). Compete à FTM-UNIFIL impedir a entrada de armas e materiais correlatos em território libanês e prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano no que tange o treinamento de seu pessoal, para ela ser capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.
A Fragata União deixou o porto do Rio de Janeiro em 10 de junho de 2013 para assumir a condição de navio capitânia da FTM-UNIFIL em Beirute, substituindo a Fragata Constituição no dia 17 de julho de 2013. Durante a travessia de ida, aportou em Salvador-BA, Las Palmas (ESP) e Nápoles (ITA), antes de chegar ao destino final. Da mesma forma, após o cumprimento de mais uma relevante missão, iniciou seu regresso ao porto do Rio de Janeiro, passando pelos portos de Civitavecchia (ITA), Toulon (FRA), Las Palmas (ESP) e Fortaleza-CE.
A chegada do navio está programada para o dia 01 de março de 2014 na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), às 10:00 horas.
FONTE: COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE