A Fragata Liberal (F 43), que integrou durante oito meses a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), chegará ao Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (17 de fevereiro), após participar missão de paz no Líbano.
A FTM-UNIFIL foi criada em 2006 de acordo com Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em atendimento à solicitação do governo libanês. É a primeira missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) que conta com uma Força-Tarefa Marítima, atualmente comandada por um Almirante da Marinha do Brasil. É composta por nove navios: a Fragata brasileira, três navios alemães, dois de Bangladesh, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia.
A principal tarefa da Liberal, no Líbano, em conjunto com os demais meios, foi impedir a entrada de material não autorizado pelo governo libanês em seu território, por meio de Operações de Interdição Marítima. Paralelamente, o Brasil contribuiu com a formação e o treinamento de pessoal da Marinha do Líbano para que esta fosse capaz de exercer domínio e controle de suas águas jurisdicionais.
A Fragata Liberal suspendeu do Rio de Janeiro (RJ) em 10 de abril de 2012. Após dez meses de comissão, sua tripulação, composta por 209 militares da Armada; 14 militares do Destacamento Aéreo Embarcado; 19 fuzileiros navais do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas; e nove Mergulhadores de Combate, num total de 251 militares, finalmente retornará ao convívio de seus familiares, após ter cumprido sua missão no Líbano.
A chegada do navio ao Rio de Janeiro está prevista para o dia 17 de fevereiro, na Base Naval do Rio de Janeiro, às 10 horas.