Fragata ‘Independência’ suspende dia 31 para Operação Líbano IX

F Independência (F 44)

A Marinha do Brasil enviará a Fragata Independência (F 44) para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL), em substituição à Corveta Barroso (V 34), que tem seu retorno para o Brasil previsto para o mês de abril.

O Navio partirá da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no dia 31 de janeiro, às 10h, para iniciar a sua primeira participação em uma Missão de Paz. Após o suspender, fará escalas logísticas nos portos de Natal (Brasil), Praia (Cabo Verde), Las Palmas (Espanha) e Toulon (França), com a previsão de chegar em Beirute (Líbano), sua base principal, no dia 08 de março.

A Fragata é comandada pelo Capitão-de-Fragata Marcelo Belniaki e conta com uma tripulação de 256 militares, incluindo um Destacamento de Fuzileiros Navais e um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), que vai pela primeira vez com uma aeronave UH-12 Esquilo, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), como aeronave orgânica.

A UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e conta com a participação de diversos países, incluindo o Brasil, e é composta por cerca de 12 mil militares e policiais, além de funcionários civis.

A Marinha do Brasil, no dia 29 de setembro de 2011, foi autorizada pelo Congresso Nacional a enviar um Navio para integrar essa Força-Tarefa. Desde então, um Navio da Marinha do Brasil se faz presente naquela região, contribuindo para a segurança das fronteiras marítimas do Líbano, com vistas a evitar o ingresso ilegal de armas ou materiais correlatos naquele país, e incrementar o adestramento dos quadros da Marinha de Guerra Libanesa.

FONTE: MB

Sair da versão mobile