O principal objetivo dos testes no mar foi testar o desempenho de propulsão e sistema de navegação do navio.
O navio irá se beneficiar de uma redução significativa na duração dos seus testes no mar em comparação com as FREMM anteriores: seis semanas em vez de oito.
DCNS já entregou duas fragatas FREMM multi-missão dentro do cronograma para a Marinha francesa. Em meados de 2019, DCNS terá entregue seis FREMM para a Marinha Francesa, em conformidade com a Lei de Programação Militar 2015-2019, bem como duas FREMM para o mercado de exportação (Marrocos e Egito).
A experiência e as lições aprendidas com as FREMMs já entregues, habilitaram DCNS e seus parceiros, a prosseguir com a integração de sensores do sistema de combate e armas antes da primeira saída para o mar da Languedoc. Isto levou a uma redução do tempo total necessário para os ensaios do navio, em seis semanas ao invés de oito anteriores. Esta duração mostra claramente a transição otimizada para o “modo de série” das fragatas multi-missão.
“A aceleração do programa de testes da Languedoc é uma demonstração da capacidade da DCNS em garantir a produção em série eficiente”, explica Anne Bianchi, diretor do Programa FREMM da DCNS.
Oito fragatas FREMM serão construídos na DCNS Lorient até 2019.