Fragata colombiana ARC ‘Almirante Padilla’ tem um bom desempenho operacional

Almirante-Padilla-2

Por E. Saumeth

Logo após a participação da Marinha da Colômbia no exercício multinacional RIMPAC-2014, onde esteve representada pela fragata ARC Almirante Padilla, que levou a bordo um helicóptero MBB BO-105 Bölkow e um destacamento de Forças Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais, surgiram reflexões sobre alguns aspectos importantes desta participação.

Se confirmou o excelente desempenho operacional da fragata colombiana (recentemente modernizada), fato que despertou comentários positivos e admiração dos outros participantes, principalmente no que diz respeito ao sistema de combate Thales TCMS, que revelou uma interface para seus operadores, bem como o radar tridimensional Smart-S Mk2, muito eficaz na designação e detecção de alvos (tanto de superfície e aéreos).

Enquanto isso, o helicóptero Bo-105, apesar de um excelente serviço, apresento algumas dificuldades durante certas manobras por falta de coordenação com a fragata. Isso ocorreu porque ainda não foi concluído o processo de instalação de um novo sistema de navegação, que permitirá que a aeronave pouse com maior precisão no convés de vôo do navio na primeira manobra.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE: Infodefensa.com

Sair da versão mobile