Como parte dos esforços internacionais em curso para responder ao aumento das atividades desestabilizadoras e ilegais dos Houthi, apoiadas pelo Irã na região, as forças do Comando Central dos EUA, juntamente com as Forças Armadas do Reino Unido e com o apoio da Austrália, Bahrein, Canadá, Dinamarca, Holanda e Nova Zelândia, conduziram hoje (03/02) por volta das 23h30 ataques contra 36 alvos Houthi em 13 locais em Áreas do Iêmen controladas por terroristas Houthi, apoiadas pelo Irã.
Estes ataques da coalizão multilateral concentraram-se em alvos no Iêmen, controlado pelos Houthi, usados para atacar navios mercantes internacionais e navios da Marinha dos EUA na região.
Esses alvos Houthi incluíam múltiplas instalações subterrâneas de armazenamento, comando e controle, sistemas de mísseis, radares, helicópteros e locais de armazenamento e operações de UAV.
Estes ataques destinam-se a degradar as capacidades Houthi usadas para continuar os seus ataques ilegais a navios dos EUA e do Reino Unido, bem como ao transporte comercial internacional no Mar Vermelho, no Estreito de Bab Al-Mandeb e no Golfo de Aden.
Estes ataques são separados e distintos das ações multinacionais de liberdade de navegação realizadas no âmbito da Operação Prosperity Guardian.
FONTE: USCENTCOM