No mês passado, aviões de caça sueco JAS-39 Gripen decolaram da base aérea de Ronneby para interceptar dois aviões de combate russos Su-24 Fencer, que violaram o espaço aéreo da Suécia, relatou o site Expressen.
De acordo com o relatório, em 17 de setembro, os dois aviões de combate russos contornaram a costa polonesa antes de ir ao norte a baixa altitude em direção à ilha de Öland, no Mar Báltico. Os aviões voaram de alguns quilômetros do lado errado da fronteira e rapidamente viraram para o leste quando um caça sueco Gripen os interceptou.
As Forças Armadas da Suécia se recusaram a comentar o incidente antes de uma análise adequada da situação. De acordo com fontes do Expressen, no entanto, este incidente teve como objetivo testar a prontidão de defesa aérea da Suécia.
Já em agosto deste ano, as Forças Armadas da Suécia tinha anunciado, o aumento da coleta de inteligência e tinha chamado pessoal extra para sua sede, para tratar da crise na Ucrânia.
Os acontecimentos na Ucrânia levaram ao aumento da atividade de treinamento no Mar Báltico. Em agosto, a Força Aérea Sueca baseou dois aviões de caça Gripen em Gotland, onde os jatos estariam em melhor posição para reagir rapidamente à situação no Báltico.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Expressen via GripenBlog