A Força Aérea peruana revelou a modernização de seus Mirage 2000 e MIG-29, demandando um investimento de 266 milhões de dólares, informou a edição de domingo do Diario Correo.
O trabalho está sendo feito em uma base da Força Aérea do Peru ao norte do país e toda a operação deverá estar concluída até 2014.
O Peru comprou os Mirage da França em 1986 e a modernização das 12 unidades, envolvendo 140 milhões de dólares está sendo feito por engenheiros peruanos e especialistas da Força Aérea com a assessoria técnica da empresa francesa Dassault Aviation, no âmbito de um programa chamado Inspeção VP5.
O jornal também informou que os 18 MIG-29 russos, também estão passando por uma modernização com um custo estimado em 126 milhões de dólares. No entanto, esta etapa do programa está atrasada, uma vez que, só é feita por engenheiros russos.
As duas operações são parte de um plano iniciado pelo presidente Alejandro Toledo há mais de seis anos atrás com o objetivo de modernizar a capacidade da Força Aérea peruana. Eles pretendem melhorar a tecnologia, aviônicos e motores. Testes com alguns dos Mirages deverão começar em poucas semanas.
Ao mesmo tempo, pilotos mantem seu treinamento viajando para a base aérea de Mont de Marsan, onde praticam situações de emergência mais bombardeio com mísseis nos simuladores, conclui Diario Correo .