Em 3 de dezembro, na base da força aérea em Cameri, ocorreu a cerimônia de entrega do primeiro Joint Strike Fighter (JSF) integralmente fabricado na Itália e, o primeiro a ser fabricado fora dos EUA.
A cerimônia confirmou a importância de Cameri – Final Assembly and Check Out (FACO) – como centro industrial de fabrico de alta tecnologia em Itália. A instalação em Cameri, propriedade do governo italiano, é operada pela Lockheed Martin e a empresa italiana, Alenia Aermacchi.
Este F-35 como outros, tem componentes de diferentes países parceiros. Por exemplo, a seção frontal que inclui a cabina foi montada na fábrica da Lockheed Martin em Fort Worth.
Denominado AL-1, este F-35 saiu da fábrica de produção em março. O seu primeiro voo teve lugar em 7 de setembro passado, um mês antes do previsto. Os dois primeiros pilotos italianos começaram seu treinamento de voo na base aérea de Luke no Arizona.
Com a entrega de seu primeiro avião, a Itália torna-se o sexto país a receber um F-35, unindo-se a Austrália, Países baixos, Noruega, Reino Unido e aos EUA.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:: Força Aérea Italiana