Por Ivan Plavetz – T&D
Imagens divulgadas no início deste mês correspondentes a um jato Learjet 35A da Força Aérea da Argentina (FAA) revelaram uma aeronave modificada especificamente para atender atividades SIGINT (SIGnal INTelligence). A Força Aérea Argentina não possuía esse tipo de aeronave desde a retirada de serviço de um Boeing 707-387C VR-21.
A FAA adquiriu esse Learjet 35A em 2013 e contratou a Avcon Industries no ano seguinte para executar as modificações necessárias para permitir a instalação do sistema de suporte eletrônico R-ESM (Radar Electronic Support Measures) Vigile 200 da Thales. O Vigile 200 é um sistema inteligente de sinais, geralmente instalado em plataformas navais para detecção de radares que operam no intervalo de frequências entre 0,5 e 18 GHz com uma cobertura de 360 graus.
Modificações nos tanques das pontas das asas foram feitas de modo que antenas pudessem ser instaladas, bem como abertura de compartimentos para instalação de nova fiação para antenas, colocação de uma redoma na cauda e mudanças estruturais nas aletas estabilizadoras em delta com propósito de conseguir melhor estabilidade e eficiência da aeronave.