SANTIAGO – A Airbus Defence and Space e a Empresa Nacional de Aeronáutica do Chile (ENAER), empresa aeroespacial estatal sob administração da Força Aérea, assinaram um acordo de cooperação terça-feira para expandir seus 30 anos de negócios e melhorar os serviços.
O acordo vai aumentar as transferências de cooperação e tecnologia para a manutenção dos aviões de transporte C-295, CN-235 e C-212, bem como para a atualização de A-36T Aviojet, aviões de treinamento e ataque leves.
O acordo foi assinado por Antonio Rodriguez Barberan, chefe de vendas da Airbus Defence and Space, e pelo Brigadeiro da FACh, Henry Cleveland, CEO da ENAER.
A assinatura ocorreu durante o dia do show aeroespacial internacional na FIDAE, a principal feira aeroespacial militar e comercial da América do Sul, que está ocorrendo em Santiago.
O acordo com a ENAER é parte de um esforço pela Airbus Defence and Space para estabelecer uma rede de manutenção, reparo e revisão geral com parceiros preferenciais em todo o mundo.
No caso da ENAER, o acordo permitirá à empresa chilena, fornecer no início, os serviços de manutenção para os operadores do C-212 do Chile, bem como outras nações sul-americanas.
Há cerca de 30 C-212S em serviço com operadores militares na Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Venezuela.
Como parte do acordo, a ENAER receberá apoio adicional para a manutenção e atualização do potencial da formação A-36T/C-101 Aviojet e jatos de ataque leve da Força Aérea Chilena.
A empresa chilena também mantém jatos C-101 em serviço com a Força Aérea hondurenha.
Rodriguez Barberan disse: “Foi um grande prazer para a Airbus Defence and Space, assinar este acordo de cooperação com a ENAER, empresa com a qual temos estreitos laços históricos. Estamos fortalecendo hoje, não só a nossa cooperação com esta empresa, mas com toda a indústria aeroespacial chilena”.
Cleveland sublinhou que “este acordo vai permitir a ENAER, prestar serviços de manutenção que são muito necessários, tanto no Chile e em outros países da nossa região.”
O relacionamento de ENAER com o grupo europeu começou na década de 80, quando uma série de jatos C-101 foram montadas localmente para a Força Aérea Chilena. Mais tarde, a empresa chilena começou a fabricação de peças para o CN-235 e para o C-295, bem como a prestação de serviços de manutenção para os C-212S.
FONTE: DefenceNews