A Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) lançou hoje uma nova versão de seu IA-63 Pampa III jet trainer, que também é o 86 º aniversário da empresa, em Córdoba .
Entre os participantes estava o ministro da Defesa argentino Agustin Rossi, representantes de várias empresas, funcionários do governo e 1500 trabalhadores.
A FAdeA deverá produzir um lote inicial de 18 aeronaves, que será alimentada por um motor Honeywell TFE731-40-2N turbofan. Em última análise, a empresa espera construir um total de 100 Pampa IIIs para a Argentina e para exportação. Algumas aeronaves serão configuradas numa variante de ataque.
Segundo a imprensa local, a Pampa III é projetado para evitar o uso de quaisquer componentes de fabricação britânica e isso incluiu a substituição assento ejetável Martin-Baker Mk10 por um modelo russo.
Enquanto empresas do Reino Unido estão sendo excluídas por causa de uma disputa política sobre a posse das ilhas Malvinas – os dois países travaram uma breve guerra sobre as ilhas do Atlântico Sul em 1982 – empresas estrangeiras, como a Israel Aerospace Industries, Elta Systems, Rockwell Collins , Liebherr e Sagem estão fornecendo componentes para a Pampa III.
O Pampa III deverá fazer seu primeiro voo em dezembro de 2013.
O Pampa III é a terceira geração do treinador Pampa que foi originalmente concebido com a ajuda da agora extinta fábrica alemã, Dornier Flugzeugwerke. Foram construídos dezoito exemplares do projeto original para a força aérea argentina no final de 1980, enquanto que um segundo lote de modernizado Pampa IIs foi construído em 2006.
FONTE: flightglobal.com
FOTOS: Michelum / ZM