
O Blackhawk chegou ao Chile em 1998, quando a Força Aérea do Chile (FACh) comprou uma unidade – ainda ativa – para melhorar suas capacidades de asas rotativas. Descrito como uma aeronave de transporte multiuso, para missões militares ou humanitárias, desde então operou em extremos tão opostos quanto o deserto de Atacama ou a Antártica.
Vinte anos após essa aquisição, a FACh receberá mais seis Black Hawk, fabricado pela PZL Mielec, a subsidiária da Sikorsky na Polônia. Os três primeiros chegarão em agosto, e o resto em novembro, confirmou a Força Aérea ao El Mercurio.
De acordo com a FACh, esses helicópteros aumentarão sua capacidade de realizar missões de busca e salvamento no mar, zonas altiplásicas e montanhas, bem como vôos de apoio insular”, incluindo a operação para a Antártida em qualquer condição, dia ou noite, com o objetivo poder permanente para evacuar um número maior de pessoas em situação de desastre natural”.
Mísseis ou torpedos
De acordo com a revista de defesa Jane’s, a compra dos seis Black Hawk custará US $ 180 milhões e considera opções para unidades adicionais. Sua configuração militar permite equipá-los com metralhadoras, mísseis ou torpedos (versão naval), enquanto sua cabine pode transportar 14 soldados equipados ou seis feridos em macas.
As aeronaves chegarão ao Chile depois de voar 13 mil quilômetros a partir da Polônia, provavelmente desarmado e em aviões de carga.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: El Mercurio