Por Hana Sukumoto e Seth Robson
Um avião de caça F-16 da Força Aérea americana fez uma aterrissagem preventiva em um aeroporto regional japonês na segunda-feira, de acordo com um porta-voz do Departamento de Defesa em Tohoku.
O incidente envolvendo um combatente da Base Aérea de Misawa aconteceu por volta das 13h, disse o porta-voz, que falou sobre uma condição de anonimato.
A causa do pouso não programado não foi imediatamente evidente, ele disse.
“O F-16 pousou no aeroporto como procedimento de precaução, pois pode ter havido um problema com a aeronave. Nenhum dano ou ferimentos foram relatados e as operações do aeroporto não foram afetadas”, disse ele.
Uma equipe de manutenção de Misawa foi ao aeroporto na noite de segunda-feira, mas o jato provavelmente ainda estava no solo na terça-feira, já que não havia relatos de decolagem, disse o porta-voz.
Brittany Chase, sargento da Força Aérea, porta-voz da 35ª Fighter Wing, que opera dois esquadrões de F-16 em Misawa, disse em um e-mail que não era capaz de fornecer informações sobre o incidente até ter aprovação de várias agências.
O incidente causou ansiedade entre os moradores, disse o governo da província de Aomori em um comunicado. Ele solicitou que oficiais americanos e japoneses investigassem rapidamente a causa do incidente e adotassem medidas preventivas.
A pesca foi temporariamente proibida perto de Misawa em fevereiro passado, depois que um problema no motor forçou um F-16 da Força Aérea a jogar seus tanques de combustível em um lago local. O jato pousou com segurança na base aérea sem ferimentos.
Em abril de 2015, dois F-16 pousaram em um aeroporto local depois que o óleo começou a vazar de um dos caças.
Pane
Um selo com vazamento fez com que um F-16 Fighting Falcon da Força Aérea fizesse uma aterrissagem preventiva no aeroporto regional de Aomori na segunda-feira, de acordo com a porta-voz da 35ª FW.
O caça, atribuído à Base Aérea de Misawa, no norte do Japão, desviou para o Aeroporto de Aomori, disse o sargento da Força Aérea, Brittany Chase, oficial de mídia responsável pela 35a Fighter Wing, em um email na quarta-feira.
Uma equipe do 35º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves descobriu mais tarde que a “causa raiz” do problema mecânico era um selo com vazamento, disse ela.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN