Aí está algo que não lemos com frequência.
A criatividade e rápida ação de uma equipe médica na Noruega salvou a vida de um paciente ao solicitar o auxílio de uma aeronave de combate F-16 para levar equipamentos médicos de um hospital para outro, informou a imprensa nessa sexta-feira.
O paciente estava lutando por sua vida e sem um procedimento especial nos seus pulmões e coração chamado oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), ele iria morrer.
Mas o hospital na cidade de Bodo no centro da Noruega, onde ele estava sendo tratado, não tinha nem o equipamento nem a habilidade para realizar o complexo tratamento de última hora.
Um hospital em Trondheim, cerca de 450 quilômetros (279 milhas) ao sul, no entanto, tinha um aparelho disponível.
A equipe em Trondheim contactou a Força Aérea no dia 4 de abril solicitando ajuda no transporte do equipamento, o pedido foi recebido no momento em que dois caças F-16 estavam se preparando para decolar de uma base aérea perto de Trondheim.
“Eles não fizeram nenhuma pergunta, exceto qual era o tamanho do equipamento”, disse à AFP, Anders Wetting Carlsen, médico-chefe do hospital de Saint Olaf de Trondheim.
Em um golpe de sorte um dos caças estava equipado com um casulo de transporte o que permitiu o transporte dos equipamentos. A máquina foi carregada na aeronave, que partiu para Bodo em alta velocidade.
“Geralmente nós cobrimos essa distância em 35 minutos”, disse o chefe do esquadrão Borge Kleppe ao noticiário Norueguês, Verdens Gang.
“Mas, dada a natureza especial da carga e a urgência, o piloto pisou no acelerador e chegou ao destino em menos de 25 minutos”, acrescentou.
Fonte: MSN