Além de uma grande oportunidade que e ventilada na mídia sueca sobre o Embraer KC-390 , vir a concorrer com a Lockheed Martin (C-130 J) em substituição aos os oito Lockheed Martin C-130 da Força Aérea Sueca (o primeiro dos quais foi incorporado em 1965), o qual também e utilizado pela Noruega, Reino Unido, Dinamarca e outros membros da NATO, o Super Tucano também poderia ser uma opção para seu futuro avião de treinamento algo a ser considerado pelo governo sueco.
A Força Aérea Sueca, irá substituir em breve dezenas dos seus treinadores a reação Saab 105 ( SK-60) utilizados por este país e pela Áustria na formação dos seus pilotos de caça, no caso sueco, existem entre 41 a 72 unidades, de acordo com várias fontes.
As autoridades aeronáuticas consideravam até recentemente, o BAE Systems Hawk, o PC-21 ou o M-346, mas depois do governo brasileiro ter escolhido o Saab Gripen NG, com um pedido firme do primeiro lote de 36 aeronaves e que futuramente pode chegar a 120 aeronaves, as mesmas autoridades começaram a repensar suas considerações.
A Embraer em contrapartida poderia oferecer uma versão mais “nórdica” do EMB-314 que hoje conta com cerca de 200 aeronaves entregues, talvez numa versão mais voltada para o treinamento do que o COIN, como são majoritariamente vendidos até hoje, pois a grande maioria dos seus clientes, até hoje exigem a opção de combate leve.
FONTE : defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval