O exército russo receberá em fevereiro o primeiro lote de carros de combate T-14. Eles serão revelados ao público pela primeira vez na parada da vitória, em maio.
Sobre a construção do novo T-14, pouco se sabe. Fontes não oficiais falam de um sistema de tripulação reduzida, com torre operada remotamente, com canhão cal. 125mm e reserva de 32 cartuchos de munição, com a tripulação colocada em uma cápsula de composto blindado, em separado. Recentemente, analistas começaram a escrever também sobre a possibilidade de uma versão completamente não-tripulada.
O Vice-Chefe do Colegiado da Comissão da Federação Russa para a Indústria de Armamentos (VPK), Oleg Bochkaryov informou que o exército receberá em fevereiro, o primeiro lote de carros de combate T-14. “Ainda não podemos dizer hoje como eles vão ser. Uma coisa é certa: a festa vai ser grande” – disse ontem Bochkaryov sobre o T-14.
O T-14 é baseado em uma plataforma comum sobre lagartas. O mesmo chassi foi utilizado no desenvolvimento do veículo de combate de infantaria pesado (objekt 149), que recebeu o nome de T-15, e o veículo oficina (objekt 152). O T-14 e T-15 serão mostrados no desfile de maio na Praça Vermelha, em Moscou. Exército iniciará a preparação para a parada da vitória em março.
A primeira apresentação do carro, com três versões de canhão, foi realizada em Nizhny Tagil, em setembro de 2013. Foi divulgado anteriormente que a série T-14 entrará em produção a partir de 2018. Sobre a construção do novo T-14, pouco se sabe. Fontes não oficiais falam de um sistema de tripulação reduzida, com torre operada remotamente, canhão cal. 125mm e reserva de 32 cartuchos de munição, com a tripulação colocada em uma cápsula de composto blindado, em separado. Recentemente, analistas começaram a escrever também sobre a possibilidade de uma versão completamente não-tripulada.
FONTE : Altair