Exército Russo dever receber sistema de defesa aérea S-350E Vityaz no final 2015/2016

s-350e_maks-2013.t
Viatura PAD 50P6E do sistema de AAAé S-350E “Vityaz”, equipado com 12 mísseis guiados 9M96E2 Foto: Vitaly Kuzmin

A PVO “Almaz-Antey” pretende assinar em 2014 os primeiros contratos com o Ministério da Defesa, para entrega dos primeiros exemplares do S-350E ao final de 2015/início de 2016. Logo será iniciada a sua produção em massa, disse no MAKS-2013 o CEO da Almaz-Antey, Vladislav Menshikov.

No momento, o S-350E iniciou o ciclo de testes preliminares separados. “O voo de teste do conjunto, com disparo de mísseis, pretendemos concluir ainda este ano”, – disse V.Menschikov.

REFERÊNCIA

Os sistemas de defesa de mísseis aéreos S-350E de curto/médio alcance eram a principal novidade na MAKS-2013. O novo sistema em suas características de desempenho superior aos seus congêneres estrangeiros, e deve substituir em serviço os sistemas de mísseis de defesa aérea S-300.

O S-350E é projetada para resolver os problemas da defesa aérea, de instalações industriais e militares/administrativas de maciços ataques aéreos, de ameaças atuais e futuras, incluindo aviões “stealth” e mísseis balísticos táticos e estratégico-táticos.

“Um fator-chave para determinar a eficácia do novo sistema é a sua capacidade de repelir, simultaneamente, as ameaças de diferentes tipos de ataques aéreos a partir de qualquer direção em todas as altitudes de voo, em todas as condições meteorológicas, dia e noite, e em condições de forte interferência eletrônica. Isto é conseguido através do uso de sistemas de mísseis de defesa aérea desenvolvidos com radares multifuncionais resistentes. O S-350E tem ainda alta mobilidade e capacidade de sobrevivência. Da hora de colocar o sistema em alerta até entrar em funcionamento não passa de cinco minutos “, – argumenta o serviço de imprensa da PVO “Almaz-Antey”.

V.Menschikov também disse que o desenvolvimento do S-500 está ocorrendo em conformidade com o cronograma, observando que “em 2015, pretendemos concluir o seu desenvolvimento e em 2017 começar a fornecer os produtos padronizados”.

O chefe do “Almaz-Antey”, sublinhou que “o S-500, em primeiro lugar, é projetado para eliminar alvos balísticos”.

Sobre os programas de exportação, V.Menschikov mencionou Coreia do Sul, Índia e Brasil.

Em particular, ele disse, o que a “Almaz-Antey” espera realizar com a Coreia do Sul é outro projeto sobre o desenvolvimento de um radar, ressaltando que o primeiro projeto conjunto radar com a Coreia do Sul já foi concluído. O novo projeto inclui o desenvolvimento de outro tipo de identificador.

V.Menschikov informou sobre seus pontos fortes nos respectivos países. E para a Índia, disse ele, “uma série de projetos vão ser lançados em um futuro próximo.”

Para a Índia o primeiro sistema a ser oferecido foi o “Tor”, no âmbito do concurso SRSAM. “Na preparação para este concurso estamos trabalhando com os parceiros indianos que desenvolveram uma variante para colocar um sistema “Tor” sobre chassis de rodas fabricados pela empresa indiana “Tata”, que foi apresentado oficialmente na MAKS-2013″, – disse V.Menschikov.

O chefe do “Almaz-Antey” expressou confiança de que a parceria aumente as chances da empresa de ganhar o concurso.

No Brasil, de acordo com V.Menschikov, as consultas estão sendo realizadas, mas elas estão ainda em um estágio inicial.

Os direitos sobre este material pertencem à TSAMTO. O autor do material o colocou em domínio público.

Sair da versão mobile