Exército indonésio recebe o primeiro lote de carros Leopard 2RI.

2HaHlkL
O Leopard 2RI indonésio Foto: Remigiusz Wilk

A Indonésia recebeu o primeiro lote de 8 carros Leopard 2RI (República da Indonésia). No total, o Tentara Nasional Indonésia-Angkatan Darat (TNI-AD, o exército da Indonésia) receberá 61 veículos deste tipo, baseados no padrão Revolution da Rheinmetall. Jakarta assinou o contrato em dezembro de 2012, no valor de 280 milhões de dólares.

O acordo de 4 anos atrás também contratou o fornecimento de mais 42 Leopard 2+ e o mesmo número de VCI Marder 1A3, além de 11 veículos auxiliares, incluindo carros de engenharia e técnicos, bem como lança-pontes, que o acompanham. O fornecimento dessa parte do acordo já foi finalizado.

O Leopard 2RI indonésio teve a plataforma básica adaptada para servir as condições climáticas específicas do sudeste da Ásia, incluindo um sistema de ar condicionado modificado. Foi também trocado o sistema hidráulico para estabilizar a arma principal, por um sistema elétrico. O veículo também conta com câmera traseira e geradores auxiliares. O canhão de 120 mm foi modificado para poder disparar munição alto explosivo programável DM11.

Os veículos da Indonésia vêm do inventário do Heer (exército alemão). Antes da entrega dos carros na Ásia, eles passaram por revisão completa de reparação e modernização, que envolveu, entre outros, a instalação de sistemas de ar condicionado. Simuladores alemães da Rheinmetall também foram entregues, simulando os postos de comandante, artilheiro e motorista.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker

FONTE:Altair.com

Sair da versão mobile