Chegaram ontem do Brasil, trinta assessores técnicos e cerca de sete toneladas de equipamentos de propriedade do Exército Brasileiro, especializados em defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN). O pelotão irá apoiar o equipamento de segurança na proteção aos peregrinos e ao papa Francisco.
A Embaixada do Brasil informou que a cooperação começa nesta quinta-feira a cooperação durante a visita do Santo Padre, que começa nesta sexta-feira 10.
Os peritos brasileiros com base na experiência adquirida durante a Jornada Mundial da Juventude (2013), na Copa das Confederações e na Copa do Mundo (2014), irão prestar assessoria técnica com capacidade de reconhecimento, monitoramento DQBRN e descontaminação.”
A Embaixada informou que também serão fornecidos equipamentos e aparelhos necessários para as operações, acrescentando que os consultores trabalham em estreita colaboração com a Comissão Nacional de Prevenção e Resposta a Emergências Biológicas e Presidencial Escort Regiment (REP).
Embaixador brasileiro José Felicio, visitou o Comando do Exército para cumprimentar a equipe, ver o equipamento e conhecer o lugar onde o grupo irá trabalhar. Também estiveram presentes autoridades paraguaias responsáveis pela segurança do Papa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE E FOTO: ABC COLOR