Eurosatory 2014 – Puma faz sua estréia em Paris após sucesso nos testes no deserto

O grupo alemão PSM, fabricante do veículo de combate de infantaria blindada Puma, exibiu este veículo blindado na exposição Eurosatory após uma bem sucedida série de testes que demonstraram o desempenho do veículo sob condições climáticas extremas. No ano passado, o Puma passou por testes  no deserto seco e quente nos Emirados Árabes Unidos, que se seguiu à prova de tempo frio na Noruega.

Puma_desert725
No ano passado, novo blindado de infantaria de combate de veículos da Alemanha – Puma passou por extensos testes no deserto quente e seco nos Emirados Árabes Unidos, como parte de uma ampla qualificação de desempenho climático do veículo. Foto: PSM

O desempenho em combate do veículo também foi avaliado durante os ensaios de tiro real realizados em cooperação com especialistas do Escritório Federal de Bundeswehr Equipment (BAAINBw) e do Exército alemão.

O novo veículo de combate de infantaria blindada da Alemanha combina alta mobilidade tática e estratégica com a máxima proteção da tripulação e poder de fogo maciço fornecido pelo canhão de 30mm, apoiado por uma alça optrônica, sistemas de aquisição de alvo e controle de incêndio.

Nos ensaios no deserto foi avaliado a precisão de disparo de armamento principal e secundário do Puma. Ambos, o canhão automático MK30-2/ABM e a metralhadora MG4 foram postos à prova. Os testes de tiro real foram realizados em modo estacionário, bem como em movimento, de dia e de noite.

As temperaturas no campo de tiro no noroeste da UAE, variaram entre 35 e 50°C à sombra. Além do teste de disparo também foram avaliados o sistema de ar condicionado. Operando em altas temperaturas durante semanas a fio, os ensaios forneceram uma série de testes eficazes para uma ampla operação diária do sistema. Os participantes também deram notas altas para Sistema Multifuncional de Auto-Protecção da IFV (MUSS).

O Puma IFV demonstrou sua mobilidade em duas outras áreas ao norte e nordeste do Emirados Árabes Unidos. Especialistas de WTD 41 estavam encarregados dos ensaios de mobilidade. Exibindo excelente poder de permanência, sem avarias, o Puma provou que poderia lidar com uma grande variedade de diferentes tipos de terreno, incluindo dunas de areia, pistas soltas de superfície íngremes e um deserto de leito rochoso.

A conclusão com sucesso dos ensaios de verão, representa outro marco importante no caminho para entregar o Puma para as tropas no final deste ano.

O Puma submetido a ensaios de disparo nos Emirados Árabes Unidos Foto:. Rheinmetall Defence

Entre os atributos originais do veículo, estão a sua efetiva proteção de conceito modular, um controle remoto, um canhão estabilizado de 30 milímetros automático ABM, e a suspenção com elementos amortecedores hidro-pneumáticas. O veículo é equipado com o motor diesel MTU recentemente desenvolvido desenvolvendo 800 kW de potência.

O veículo entregue ao Bundeswehr estão equipados com capacidade para a guerra em rede, equipado com sistemas de gerenciamento de batalha e apoiar futuros sistemas e equipamentos de comunicação digital. Além de suas capacidades de combate, os veículos também podem ser operados no modo ‘formação’, fornecendo uma plataforma de formação autônoma, funcionando como um simulador de combate realista para a tripulação e de formação respectivamente. Vários veículos também podem operar em rede, fazendo com que seja possível conectar até quatro veículos em uma formação de treinamento.

Blindados Puma após uma bem sucedida série de testes que demonstram o desempenho do veículo sob condições climáticas extremas. Foto: PSM

Seu compartimento de combate oferece um espaço de nove metros cúbicos protegido, permitindo espaço suficiente para a integração de kits de equipamentos de missão específicas. Estes podem incluir centros móveis de operações táticas, ambulâncias de campo, sistemas de recuperação de blindados ou batedores.

PSM Projekt System & Management GmbH é uma parceria 50:50 estabelecida pelos dois líderes alemães em veículos de combate – Krauss-Maffei Wegmann e Rheinmetall. O grupo foi fundado especificamente para gerenciar o projeto alemão do Puma ao lado do contratante.

FONTE: Defence Update

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile