Sob a orientação do Presidente dos EUA, o Secretário Lloyd J. Austin III, autorizou a implantação de uma bateria Terminal High-Altitude Area Defense (THAAD) e tripulação associada de pessoal militar dos EUA em Israel para ajudar a reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques sem precedentes do Irã em 13 de abril e novamente em 1º de outubro.
A Bateria THAAD aumentará o sistema integrado de defesa aérea de Israel. Esta ação ressalta o compromisso inabalável dos Estados Unidos com a defesa de Israel e para defender os americanos em Israel, de quaisquer novos ataques de mísseis balísticos pelo Irã.
É parte dos ajustes mais amplos que os militares dos EUA fizeram nos últimos meses, para apoiar a defesa de Israel e proteger os americanos de ataques do Irã e de milícias alinhadas ao Irã.
Esta não é a primeira vez que os Estados Unidos enviam uma bateria THAAD para a região. O presidente ordenou que os militares enviassem uma bateria THAAD para o Oriente Médio no ano passado, após os ataques de 7 de outubro, para defender as tropas e os interesses americanos na região.
Os Estados Unidos já enviaram uma bateria THAAD para Israel em 2019 para treinamento e um exercício integrado de defesa aérea.
FONTE: DoD