O Exército norte-americano afirmou nesta segunda-feira que enviará tropas à República Centro-Africana, atendendo a um pedido da França para reforçar os esforços internacionais para deter a propagação da violência entre cristãos e muçulmanos no país africano.
Dois aviões C-17 norte-americanos vão decolar do Burundi para a República Centro-Africana com cerca de 850 soldados nas próximas 24 horas, disse um porta-voz do Pentágono, tenente-coronel Robert Firman. Não ficou claro qual apoio adicional os EUA poderão dar, mas Firman disse que consultas estavam em andamento.
Outro porta-voz do Pentágono, Carl Woog, disse que os militares estavam trabalhando para identificar recursos adicionais que podem ajudar a atender mais pedidos de assistência.
“Os Estados Unidos estão se juntando à comunidade internacional neste esforço por causa da nossa crença de que uma ação imediata é necessária para evitar uma catástrofe humanitária e de direitos humanos”, disse Woog em comunicado.
Mais de 400.000 pessoas foram deslocadas desde que rebeldes Seleka, muitos deles muçulmanos do vizinho Chade e Sudão, tomaram o poder em março, desencadeando uma onda de estupros, massacres e saques contra a população de maioria cristã.
Cerca de 400 pessoas morreram desde quinta-feira apenas na capital Bangui.
FONTE: Reuters