EUA podem comprar mísseis interceptadores israelenses para instalar na Europa

Missil Tamir

Após testes, EUA estuda adquirir os mísseis interceptores de curto alcance Tamir, usado pelo sistema Iron Dome de Israel, para incorporar em sua defesa aérea na Europa contra a Rússia, disse segunda-feira o major-general Glenn Bramhall, citado pela Reuters.

Major General da Força Aérea e do comando de defesa de mísseis dos EUA, classificou Moscou como uma “ameaça” para justificar a intenção de Washington em criar “uma defesa em vários níveis”. “o Patriot e O THAAD são grandes sistemas que fazem coisas para os quais foram concebidos”, disse o general. No entanto, Washington “está estudando diversas soluções para criar um terceiro nível que falta”.

“Eu acho que estamos nos concentrando em algo semelhante ao Iron Dome de Israel. Temos testado o míssil Tamir como uma possibilidade”, acrescentou. Bramhall espera que o sistema de curto alcance a ser escolhido, seja implantado “provavelmente dentro de dois ou três anos” na Europa.

O míssil Tamir é fabricado pela empresa norte-americana Raytheon Co. Massachusetts juntamente com a israelense Rafael Defense Advanced Systems Ltd., que propôs US$100.000 para cada míssil. Este preço é “aceitável”, disse Bramhall.

“Para nós da Rafael e para todos os cidadãos de Israel, é adequado apoiar tudo o que os americanos decidirem”, disse o vice-presidente Rafael, Yossi Druker, à Reuters.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile