Após testes, EUA estuda adquirir os mísseis interceptores de curto alcance Tamir, usado pelo sistema Iron Dome de Israel, para incorporar em sua defesa aérea na Europa contra a Rússia, disse segunda-feira o major-general Glenn Bramhall, citado pela Reuters.
Major General da Força Aérea e do comando de defesa de mísseis dos EUA, classificou Moscou como uma “ameaça” para justificar a intenção de Washington em criar “uma defesa em vários níveis”. “o Patriot e O THAAD são grandes sistemas que fazem coisas para os quais foram concebidos”, disse o general. No entanto, Washington “está estudando diversas soluções para criar um terceiro nível que falta”.
“Eu acho que estamos nos concentrando em algo semelhante ao Iron Dome de Israel. Temos testado o míssil Tamir como uma possibilidade”, acrescentou. Bramhall espera que o sistema de curto alcance a ser escolhido, seja implantado “provavelmente dentro de dois ou três anos” na Europa.
O míssil Tamir é fabricado pela empresa norte-americana Raytheon Co. Massachusetts juntamente com a israelense Rafael Defense Advanced Systems Ltd., que propôs US$100.000 para cada míssil. Este preço é “aceitável”, disse Bramhall.
“Para nós da Rafael e para todos os cidadãos de Israel, é adequado apoiar tudo o que os americanos decidirem”, disse o vice-presidente Rafael, Yossi Druker, à Reuters.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT