EUA lançaram um míssil intercontinental em plena tensão com a Coréia do Norte

Ele viajou 6.700 quilômetros e, em vez de carga explosiva, levou instrumentos que gravaram “informações valiosas para garantir a dissuasão nuclear com segurança e eficácia”.

Nos primeiros minutos desta quarta-feira (26/04), a Força Aérea do Estados Unidos lançou um míssil intercontinental a partir da Base de Vandenberg, localizada na região central da Califórnia sobre o Oceano Pacífico. O dispositivo foi testado em um clima de crescente tensão entre a Casa Branca e a Coréia do Norte .

O míssil Minuteman III, foi lançado mas sem carga explosiva, levando instrumentos para registrar informações sobre a trajetória de 4.200 milhas (6.700 quilômetros), até um campo de provas no Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall.

“O lançamento foi uma importante demonstração da capacidade nuclear de dissuasão nosso país”, disse o comandante da base, coronel Chris Moss.

O Minuteman III foi lançado a partir de uma das três bases dos EUA que monitoram o desempenho de armas de mísseis com alcance intercontinental. Segundo Comando de Ataque Global da Força Aérea dos EUA, o lançamento foi planejado para “verificar a precisão e confiabilidade” do sistema desse tipo de míssil e obter “informações valiosas para garantir a dissuasão nuclear continua com segurança e eficácia.”

Algumas ONGs antinucleares criticaram o momento do teste, após declarações de ameaças das autoridades norte-coreanas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Infobae

Sair da versão mobile