EUA enviou dois porta-aviões para o Mar das Filipinas em meio a tensões com a China

O porta-aviões USS John C. Stennis e USS Ronald Reagan participar em exercícios militares no Mar das Filipinas, 18 de junho de 2016. Jake Greenberg Reuter
O porta-aviões USS John C. Stennis e USS Ronald Reagan participar em exercícios militares no Mar das Filipinas, 18 de junho de 2016. Jake Greenberg Reuter

Apesar das advertências de Pequim, os Estados Unidos enviaram dois porta-aviões para participar de exercícios militares no Mar das Filipinas, perto das águas disputadas do Mar do Sul da China.

O Comando do Pacífico dos EUA informou que no sábado o USS John C. Stennis e USS Ronald Reagan, que estão entre os maiores navios de guerra do mundo, começaram exercícios de defesa aérea, vigilância marítima e de ataques de longo alcance destinados a demonstrar”a presença continua dos EUA na região Ásia-Pacífico”.

“Nenhuma outra Marinha pode concentrar tanto poder de combate no mar, foi realmente impressionante,” disse o comandante do grupo tarefa, almirante Marcus Hitchcock, conforme publicado pelo portal Defense News.

Junto com estes dois porta-aviões nas manobras, estão 12.000 marinheiros, 140 aeronaves e seis navios envolvidos, esclareceu o almirante americano.

Enquanto isso, o almirante John Alexander, outro comandante do grupo de ataque, indicou que, “para nós, tem sido uma grande oportunidade de testar como operaríamos vários grupos de ataque a partir dos porta aviões em um ambiente contestado.”

Em abril passado, o secretário de Defesa dos EUA Ashton Carter, visitou o John C. Stennis, enquanto navegava perto da Filipinas e anunciou um reforço militar para aquele país. Essa medida novamente inflamou as tensões com Pequim, que acusou os EUA de “sabotar a paz regional”.

As tensões no leste da Ásia

Estes exercícios acontecem em meio às tensões entre os EUA e da China no Mar da China Meridional e outras áreas da Ásia Oriental.

Durante décadas, a China mantém disputas com vários países da região que são aliados dos EUA , sobre a soberania de vários territórios da região, especialmente as Ilhas Paracel, as Ilhas Spratly e o recife Scarborough. Nesta disputa estão envolvidos, de uma forma ou de outra, Vietnã, Brunei, Malásia e Filipinas.

Os americanos também participam da disputa, porque eles apoiam abertamente as Filipinas e o Vietnã. Além disso, exortando o Japão a pegar em armas para combater o crescente poder chinês, embora Tóquio tenha desistido de suas reivindicações territoriais no Mar do Sul da China em 1945 e, no momento, só disputa território no Mar da China Oriental.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile