O Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda para a Arábia Saudita de mais de 130 carros de combate Abrams, 20 veículos de resgate blindados, armas e outros kits totalizando mais de USD 1 bilhão de dólares, conforme anunciou um porta-voz do Pentágono, relatou Reuters.
“Esta transação vai reforçar a interoperabilidade entre as forças armadas do reino saudita e os EUA, além de transmitir o compromisso dos EUA com a segurança da Arábia Saudita e da modernização do seu exército”, disse um porta-voz da Agência de Defesa, Segurança e Cooperação dos Estados Unidos.
A Agência de Defesa, Segurança e Cooperação dos Estados Unidos, supervisiona a venda de armas e equipamentos no exterior, garantindo que este contrato vai ajudar a melhorar a segurança de seus “parceiros na região”.
Esta venda recebeu a luz verde de Washington em um momento crucial para Riad, que liderou uma coalizão militar no conflito no Iêmen, ao lado das forças iemenitas leais ao presidente no exílio Abd Rabbo Mansur al-Hadi, que tentam expulsar as forças hutíes em Sanaa, capital do Iêmen.
Desde o início da guerra no Iêmen em março de 2015, mais de 6.400 pessoas morreram, principalmente devido às bombas de coalizão. Além disso, a coalizão liderada por Riad, impôs um bloqueio naval apertado daquele país, que importa 90% dos seus alimentos e 100% das drogas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT