Estudos mostram que a PLA Navy pode recolocar em operação dois porta-aviões da classe ‘Kiev’

kiev
Porta aviões russo Kiev

O Kiev, foi o primeiro cruzador porta aviões da Marinha Soviética. 

A capacidade da China de modificar os seus dois porta-aviões descomissionados da classe Kiev, que agora servem como parques temáticos e hoteis de luxo de Tianjian e Shenzhen, tem sido discutida em um artigo recente no site baseado em Beijing, Sina Military Network, em 10 de fevereiro último.

O Kiev e o Minsk foram os dois primeiros de quatro porta-aviões da classe Kiev construídos para a Marinha Soviética na década de 1970. Também conhecidos como posta aviões cruzador, os navios de 45.000 toneladas podem ser equipados com 80 a 200 mísseis superfície-ar, oito sistemas CIWS e 10 tubos de torpedos. Os navios têm uma velocidade de 32 nós e são capazes de transportar entre 12 e 13 caças Yak-38 V/STOL. Os navios também podem levar de 14 a 17 helicópteros Ka-25 ou Ka-27/29.

Porta aviões Kiev

O Kiev foi vendido para o Aircraft Parque Binhai, um parque temático em Tianjin, em 1996, dois anos após o descomissionamento do navio. Em seguida, foi desenvolvido num hotel de luxo em agosto de 2011. O Minsk, segundo porta-aviões classe Kiev também foi vendido a uma empresa chinesa em Shenzhen, no sul da China. Como o Kiev, o navio foi transformado em outro parque temático, Minsk World.

Interior do Kiev transformado em hotel de luxo

O potencial que a China possui para modificar seus porta-aviões da classe Kiev, tem atraído a atenção dos observadores ocidentais. O Kiev e o Minsk poderiam desempenham papéis de coadjuvantes em um grupo de batalha ao lado do porta aviões Liaoning no futuro, caso eles venham a ser modernizados e comissionados.

Caça J-15 a bordo do PA Liaoning

Enquanto o Liaoning poderia servir como uma plataforma para lançar os caças J-15 na função de defesa aérea da frota, os helicópteros poderiam ser enviados a partir do Kiev e do Minsk para conduzir a guerra anti-submarino.

A China é capaz de voltar a colocar o Kiev e o Minsk para operações navais, como evidenciado por seu trabalho no porta aviões Liaoning. Se ambos os navios forem colocados em serviço novamente, a China terá a frota de combate de superfície mais poderosa do Extremo Oriente.

Porta aviões Liaoning

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE:Wantchinatimes

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