Nos últimos 20 meses, o estaleiro Goa Shipyard entregou cinco navios de patrulha offshore para a Guarda Costeira Indiana e um para a Marinha do Sri Lanka, além de 13 barcos menores para as ilhas Maurício, tornando-se o maior exportador de navios da Índia.
Continuando com seu histórico dos últimos 4 anos, o Goa Shipyard Ltd. (GSL) entregou com 86 dias de antecedência, mais o OPV SLNS Sayurala (P623), à Marinha do Sri Lanka durante cerimonial ocorrido em 22 de julho de 2017. A cerimônia contou com a presença da Her Excellency (H.E.) Sra. Chitranganee Wagiswara, Alta Comissária da Marinha do Sri Lanka na Índia, do contra-almirante SS Ranasinghe, Chefe do Estado-Maior da Marinha do Sri Lanka, de diretores e altos funcionários da Marinha do Sri Lanka, da Marinha da Índia, Guarda Costeira e pessoal do GOA Shipyard.
O contrato SLOPV (Sri Lanka OPV), é um dos principais contratos de exportação, sendo atualmente executado pelo GSL para países amigáveis. A quilha da primeira embarcação foi batida em 10 de setembro de 2014 e lançada em 5 de maio de 2016 nas mãos da H.E. Sra. Mridula Sinha, governadora de Goa. É digno destacar que o estaleiro completou a construção de 100% do casco e entregou o navio 86 dias antes do cronograma contratual. Com isso, o estaleiro conseguiu reduzir o período de construção do OPV de 2.500 toneladas para quase 3 anos dos 5 anos previstos.
Significativamente, a entrega do primeiro Advance Offshore Patrol Vessel (AOPV), projetado internamente e construído pelo GSL para a Marinha do Sri Lanka, ocorre na mesma época da entrega do 5º CGOPV da série de seis OPVs em 07 de julho de 2017. A destacar, o excelente registro do Rear Adm. Mital que disse: “Pela primeira vez na história do GSL, estamos entregando dois OPV dentro de um intervalo de um mês, contra intervalo mínimo anterior de 5 a 6 meses. “Nos últimos 20 meses, entregamos 5 OPVs para a Guarda Costeira, 2 FPVs e 11 FICs para as Ilhas Maurício e este OPV para o Sri Lanka, além de outros projetos menores, tudo antes do cronograma.
O GSL obteve uma distinção rara pelo Prêmio “Best Performing Shipyard” recebido por Hon’ble Raksha Mantri. O GOA Shipyard tem a distinção única de ser o maior estaleiro exportador do país e recentemente se transformou no maior exportador de navios na Índia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:defense-aerospace
NOTA DO EDITOR: O estaleiro GOA está na lista de estaleiros candidatos à construção da corveta Tamandaré para a Marinha do Brasil.